Taxa de juros americana

0
20:13

Tem uma coisa que eu nunca vou entender muito bem, a economia. É bem mais abstrato que eu imagino que seja. Uma coisa hoje mesmo me deixou muito intrigado. Veja trecho do G1:

"O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) jogou nesta terça-feira (16) as "últimas cartadas" de sua política monetária para combater a crise. A instituição surpreendeu o mercado ao reduzir a taxa de juros para um intervalo entre zero e 0,25% ao ano, menor nível da história, na tentativa de estimular o crescimento da economia".

Leia mais este trecho:

"Com isso, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - voltou a ficar próximo do "patamar psicológico" de 40 mil pontos, fechando em alta de 4,37%, aos 39.993 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 3,4 bilhões, considerado relativamente baixo. Entre as maiores altas, com ganhos de mais de 8%, destacaram-se América Latina Logística (ALL), NET e Cosan".

Como assim, uma decisão do Fed faz com que as pessoas negociem mais no Brasil? Muito doido isso pensar que uma reunião de engravatados nos EUA acabe influenciando o que acontece em São Paulo. Ainda mais pensar que como o dinheiro americano é base para toda a economia do mundo, outro trecho do G1 complementa isso:

"A primeira vantagem no corte da taxa de juros a patamares tão baixos é a mais clara: a taxa menor estimula o consumo, a produção e o crescimento da economia. A redução é mais uma na sequência de baixas que já derrubou a taxa básica dos EUA em quase 5 pontos percentuais em pouco mais de um ano, desde o nível de 5,25% ao ano que prevalecia antes do início da crise financeira no ano passado. Antes desse corte de no mínimo 0,75 ponto, a taxa do país era de 1% ao ano. O Fed também sinalizou que vai manter as taxas "excepcionalmente baixas" por mais tempo".

Loucura esse mercado!

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: