Considerações sobre a gripe suína e outras epidemias

0
17:35

* Disse que não ia mais falar da gripe suína, mas mudei de ideia. E isso é uma cópia descarada do que eu mesmo escrevi para o Trash Blog, estou no meio do feriado...
Todo mundo está falando em gripe suína, nas mesas de bar, na casa da avó, em TODOS os jornais, em TODAS as revistas, no Furo MTV, no Portal MTV, em TODO LUGAR. A gripe é assunto porque é uma epidemia, uma pandemia, uma doença que pode vir a matar o mundo todo. Mas... pode vir, repito, PODE vir.

Mas o que chama atenção desse que vos bloga é o seguinte,será mesmo que a gripe suina se trata de uma epidemia? Será que se trata das pessoas se desesperarem, pensarem, ficarem com medo de sair às ruas?

Vamos as considerações:

Primeiro vamos aos números da gripe suína:

Hoje no mundo são 615 pessoas contamindas em 15 países, com 160 casos em 21 estados americanos, com uma morte. Fora a morte nos EUA mais 16 pessoas morreram de gripe suína até o momento. No Brasil o número de SUSPEITOS de ter contraído a gripe chega a 16 pessoas, sem nenhum caso confirmado.

Agora vamos ao conceito de epidemia e de pandemia:

A ocorrência de uma epidemia ocorre quando há acontecimentos anormais relacionados com a saúde de uma determinada parte de uma população em curto espaço de tempo. Esses acontecimentos anormais são muitas pessoas doentes, algumas morrendo, pegando as pessoas de surpresa, tanto as vítimas como os médicos e pesquisadores...

Um exemplo desse desiquilíbrio na população foi com a peste bubônica, que aconteceu na Idade Média, no século XIV. A peste era transmitida dos ratos para o homem por picadas de pulgas. Na época morreram 25 milhões de pessoas, enquanto a população era de 75 milhões. Esses números mostram o quanto realmente essa peste acabou com a população. Mas a peste bubonica não foi uma epidemia, foi uma pandemia.

A epidemia pode se torna uma pandemia quando se espalha para uma grande parte da população ou região do planeta. Os governos e organizações de saúde estão sempre atentos para que doenças não se espalhem pelo mundo se transformando em pandemias.

No momento as atenções do mundo estão voltadas na gripe suína, mas...

AIDS

No mundo estima-se que existem 33 milhões de pessoas infectadas com o vírus da AIDS. A maioria desses infectados estão na África. São 30 milhões de infectados naquele continente. O acesso a medicamentos, preservativos e tratamento é escasso. Sem contar a falta de educação da população, que faz com que o continente sofra mais e mais com a doença. Esses países ficam cada vez mais fracos com a maioria de sua população produtiva sendo contaminada pela doença, o que diminui o poder de produção no país do país e em consequência diminuem seu PIB e aumenta a fome, com a produção de alimentos sendo afetada com a doença.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença que atinge as Américas do Sul e Central e a África. No Brasil a ocorrência da doença foi grande nos últimos meses, com destaque para 14 vítimas confirmadas da doença no sul e interior de São Paulo, num período de seis meses. Quase o mesmo número de mortos atualmente com a gripe suína.

Malária

Todo ano cerca de 500 milhões de pessoas são infectadas com a malária, sendo quase um milhão de vítimas por ano. Grande parte das vítimas são crianças de 5 anos de idade e grávidas. Aproximadamente 90% das mortes acontecem na África, onde a malária é o motivo para 20% das mortes infantis. Existe orupo de Eliminação da Malária, que aponta que a doença será erradicada do mundo lá por 2050 ou 2060. Os trabalhos para essa erradicação envolvem dedetização de focos de resisdências com pessoas infectadas, uso de medicamentos e o desenvolvimento de uma vacina para evitar a infecção.

Depois de pensar tudo isso só consigo chegar em uma ideia, a tal da gripe suína AINDA não é, de longe, o pior problema da humanidade. Mas o vírus da gripe se parece muito com a gripe espanhola, o que assusta bastante, que se parece com o gripe aviária, que também assustou bastante o mundo. Fora isso o vírus chegou até os EUA!

Junte a ameaça de um vírus parecido com o da gripe espanhola com o medo do país que pauta o mundo todo. Pronto, está disseminado o caos no mundo.

Vai me dizer que isso não é trash?

PS.: Isso não significa que muita gente tenha que deixar de pensar na gripe. Jamais, tem muita gente que tem se preocupar bastante com essa doença, que por enquanto matou menos de vinte pessoas, mas se deixar num futuro pode matar milhões. Mais AINDA, não é o caso para que TODO MUNDO se preocupe com isso.

PS2.: Mais sobre a gripe suína no Portal MTV.

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: