Mobilidade dos blogs - #cparty

0
04:45

A primeira palestra que assisti na Campus Party, na área temática Campus Blog, foi sobre a Mobilidade. E o uso de celular tem sido cada vez mais forte entre as pessoas, como todo mundo sabe e entre os blogueiros e blogueiras por aí também. Enquanto a maioria das pessoas usa do celular para falar, mandar mensagens ou ver as horas, os blog tem sido alimentados com vídeos, entrevistas e fotos feitos no celular. Com ênfase (cada vez maior) nos vídeos.

Isso está ficando cada vez mais comum com as possibilidades que se tem de fazer o uso do celular para passar informações em tempo real e a cores para pessoas de qualquer lugar do mundo. Coisa que tem acontecido muito aqui na Campus Party (vide as transmissões feitas por i-Phone ou mesmo webcams através da Justin Tv, por exemplo. Muita gente está passando a madrugada aqui fazendo isso para contar como está o evento).

E nessa ansia de passar para o público tudo ao mesmo tempo agora em tempo mais que real, as pessoas tem cometidos uns erros e acertos importantes e naturais, já que estamos no começo do uso dessas mídias.

Os "acertos" seriam as maneiras de deixar as pessoas por dentro das informações de forma facilitada, em tempo real, com a sensação de que elas estão participando do momento em que as coisas acontecem. O que até estimla as pessoas a acompanharem tudo isso.

O ruim é que essa coisa de tempo real acaba criando em quem posta uma necessidade que não existe. Como um blogueiro querer colocar tudo na hora, com muita rapidez, para chegar na frente até mesmo dos grandes meios de comunicação. Pode ser bacana furar os grandes meios, mas produzir material de qualidade ruim, só para registrar que está sendo em primeira mão, sem nem mesmo ter essa necessidade, quando não se trata de algo factual é algo desnecessário.

Os blogueiro tem que se permitir um tempo para pensar, para trabalhar a informação e assim passar tudo com mais qualidade para o leitor.

Além disso, uma coisa que ficou muito clara é que a mídia, os jornalistas, os responsáveis por conteúdo na internet tem criado cada vez mais necessidades nas pessoas. Veja bem, há poucos anos atrás uma pessoa se preocupava em apenas esperar a notícia chegar no jornal do horário da noite e ali assistir o que tem que assistir. Aos poucos as pessoas e a mídia toda, social ou de grandes comportações, está aumentando cada vez mais esse tipo de transmissão, que estimula os leitores, telespectadores a ter aquilo sempre, começa a necessidade de acompanhar sempre notícias fresquinhas, em quanto elas já estão acontecendo.

A palestra a que me refiro aconteceu ontem, dia 20, terça-feira, e teve como mediadora a Garota Sem Fio, Bia Kunze e teve como participanres Juliana Vilas (Urblog), Rafael Sbarai (Veja), Henrique Martin (Zumo) e Eduardo Brandini (Band)

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: