Fora do ar - O mal do século XXI
0
Todo mundo tem feito listas e mais listas por aí, percebeu? Fim de ano é a mesma coisa sempre, as pessoas, a mídia, o mundo, se preocupa em saber quais foram os melhores filmes, cds, livros, shows do ano. Em 2009, ainda tem o bônus de saber quais foram os melhores da década, como se não bastassem os melhores do ano.
Uma coisa é certa, já podemos afirmar qual o mal da década e até mesmo do século XXI. Tudo bem que ainda pode ser meio cedo para apontar o mal do século XXI, talvez seja um forte candidato, esteja entre os dez maiores mals... Pra confirmar temos que esperar acabar o século(isso, se acabar, vide 2012...).
O mau é a internet fora do ar. Já percebeu como as pessoas ficam sem internet? Hoje a internet é peça chave na conexão do mundo real com o virtual, que cada vez mais absorve parte desse mundo real que vivemos. Pra muita gente contatos, ideias, imagens, lembranças, pensamentos, trabalhos, estão todos transpostos do mundo real para o virtual.
A todo momento, as pessoas parecem ter a segurança de encontrar tudo ali disponível, ao alcance de um clique. Mas é ficar offline e pronto, de repente, tudo está preso na internet, sem a possibilidade de acesso.
Isso sem contar os dados pessoais nossos disponíveis por aí. Nossos endereços, documentos, pagamentos, salários, estão todos online nos sistemas do mundo. Quando eles travam, as pessoas travam, nas mais diversas situações.
Já ligou em algum lugar e ouviu a mocinha falando "o sistema está fora do ar, senhor" ou no banco "por que essa fila?", "o sistema está fora do ar, estamos aguardando o retorno faz meia hora", enquanto isso todo mundo parado esperando, sem poder fazer nada.
Nem precisa sair de casa pra ver reflexos disso. Quando o Gmail fica fora do ar, as pessoas ficam malucas, logo vira Trending Topic no twitter, onde todo mundo vai reclamar... Quando o twitter está fora do ar, vira notícia. E sempre tem alguém reclamando muito quando os serviços que usa estão fora do ar.
Isso é muito mais coisas sempre no sistema, presas no sistema. Definitivamente, a internet "fora do ar" é o mal do século XXI.
0 comentários: