Hoje é dia do Saci Pererê.

0
13:19

Na contramão das tradições americanas no Brasil, hoje também é dia de lembrar de um dos personagens mais característicos do folclore brasileiro, pois é dia do Saci Pererê. O menino, homem de uma perna só anda por aí enrolando rabo de cavalo, zuando os bichos da fazenda e vez e ainda arranja tempo para fazer uma ponta no Sítio do Pica-Pau Amarelo, do Monteiro Lobato.
Está na imaginação de todos os brasileiros, as pessoas tem até medo dele e tem gente que jura por Deus que já viu um Saci por aí. Também no Guia dos Curiosos levantei as seguintes informações sobre ele:
A lenda teria sido criada por índios do sul do Brasil e ele seria um índio de cabelos vermelhos com o poder de ficar invisível para confundir os caçadores. O nome dele seria Caa Cy Perereg. Seu nome teria assim sofrido uma grande mutação no decorrer da hstória, o que sim é muito provável, vide palavras como vossamercê, que hoje em dia já virou VC!
O saci como conhecemos hoje, negro com um cachimbo na boca teria sido uma adaptação dos escravos brasileiros, que introduziram até mesmo um objeto da cultura européia, o gorrinho vermelho. O gorrinho é muito importante. Roubar o gorro do saci é uma forma de tirar seu poder e ainda torna o saci submisso a quem roubou o gorro.
Há quem diga que dentro de remoinhos por aí tem sacis. É aí que é possível capturá-lo, jogando uma peneira no redemoinho e logo em seguida colocando uma garrafa vazia de cachaça dentro dele.Basta ter paciência que o saci entra dentro dela, mas mesmo assim é aconselhável fazer uma cruz na rolha da garrafa para que ele não fuja.

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: