Mudanças no jornalismo

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Sabe que o jornalismo está mudando.

O jornalismo digital, da internet, ninguém asbe ao certo como se faz e do que se trata. Mesmo os grandes portais, estão todos experimentando, criando, transformando.

Os jornalismos na TV, no rádio e no papel estão em crise. Estão adaptando o digital ao seu universo. Assim, tudo está mudando, só com o tempo pra que se chegue num formato ou que se perceba que nunca mais teremos um formato fechado.

Será isso mesmo?

O fato é que a Folha de S. Paulo, um dos principais jornais desse país, está fazendo uma mudança editorial para“nortear as ações na produção e edição da Folha”.

O comunique-se publicou as diretrizes que devem ser tomadas com a nova Folha de S. Paulo:

Conheça as diretrizes para a realização da mudança editorial:

1. Organizar a pauta selecionando mais os assuntos e priorizando as abordagens exclusivas dos fatos de relevo. Buscar o furo como prioridade máxima. Ter um planejamento de médio e longo prazo para desenvolvimento de pautas mais abrangentes;

2. Na produção, cuidar para ampliar o número de fontes, buscar o contraditório e sempre entender o contexto e os interesses que cercam a notícia. Não hesitar em pautar histórias que revigorem o prazer da leitura;

3. Na elaboração dos textos, trabalhar com concisão e didatismo. Observar a necessidade de a redação ter:
a) frases e parágrafos curtos (máximo de 10 linhas justificadas),
b) uso de aspas apenas quando houver relevância ou quando declaração for curiosa;
c) emprego de números e cifras com mais critério, lembrando sempre de relacionar a parte e o todo,
d) preocupação com as nuances, os matizes de argumentos e fatos, fazendo relatos com fidelidade, sem tentar enquadrá-los em categorias preconcebidas,
e) a memória do caso e suas inter-relações,
f) narração clara e fácil, evitando jargões;
g) conexão com a vida prática dos leitores;

4. Na edição, ter a preocupação de oferecer um produto mais compacto e integrado, sem reduzir espaço reservado a artes e fotos. É necessário reforçar a hierarquia nas páginas. Ajuste gráfico em curso auxiliará nessa tarefa. É preciso dar visibilidade ao “outro lado” e usar com mais frequência recursos como:
a) “análise”,
b) “perguntas e respostas” / “para entender o caso”,
c) “quem ganha e quem perde”,
d) “saiba mais”,
e) “e eu com isso?”.

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