Os melhores do ano segundo a Rolling Stone Brasil
0A última lista de 2008 é sempre da Rolling Stone Brasil. Os caras fazem quatro diferentes listas dos melhores da música do ano e soltam a tal lista no ano seguinte, na edição de janeiro. Pra este que vos bloga é a mais interessante, e mais uma vez foi assim.
Vamos aos melhores segundo a Rolling Stone, começando pelas nacionais.
Melhores músicas do ano:
1 - Janta
Marcelo Camelo e Mallu Magalhães
2 - Samba e Leveza
Lenine
3 - J1
Mallu Magalhães
4 - Rat Is Dead (Rage)
CSS
5 - Desabafo
Marcelo D2
6 - Amendoim
Macaco Bong
7 - Quinta-Feira
Forgotten Boys
8 - Dê
Cérebro Eletrônico
9 - Compacto
Curumin
10 - Vermelho
Guizado
As outras AQUI.
De toda a lista percebe-se que a música independente tem maior destaque, o que é um reflexo da realidade, pois cada vez mais a música independente está mais legal que as ditas comerciais. Concordo com parte da lista. Acho apenas que a mais legal do ano deveria ser o CSS, que ficou com a posição 4 (mas tá lá!). Mallu Magalhães aparece duas vezes, sozinha e com o Marcelo, sua paixão, o que mostra o quanto ela manda bem e quanto podemos ainda esperar dela, que com 16 anos já faz o que faz. Só pra constar, a melhor e mais animada música do álbum do Camelo é essa música inclusive.
Dessa lista ainda destaco o Lenine que fez um álbum sensacional de se ouvir, o Forgotten Boys mantiveram um pouco da essência de sempre, com algumas letras em português, a sétima da lista. O Cérebro Eletrônico é das bandas mais interessantes que eu vi nos últimos anos, ouvi muito esse ano. E o D2 vem com a sua desabafo, parece que nessa ele encontrou a batida perfeita de vez. Talvez.
Agora os melhores cds.
1- Macaco Bong (acima, imagem da esquerda)
Artista Igual Pedreiro
2- Mallu Magalhães
Mallu Magalhães
3 - 3 na Massa
Na Confraria das Sedutoras
4 - CSS
Donkey
5 - Lenine
Labiata
6 - Guizado
Punx
7 - Curumin
Japan Pop Show
8 - Cérebro Eletrônico
Pareço Moderno
9 - Ney Matogrosso
Inclassificáveis
10 - Marcos Valle
Conecta ao Vivo no Cinemathéque
Os outros AQUI.
A maioria dos que aparecem na lista de melhores músicas se repetem na de melhores discos, que eu comentei ali em cima mesmo. O melhor do ano é o ótimo Macaco Bong, também ouvi muito, mostra que o mercado independente é sim bem mais legal, fecha o assunto! Mas em minha opinião o melhor cd do ano é do CSS!
O que não tinha aparecido ainda e que foi um fantástico projeto de 2008 é o 3 na massa, sensacional, lascivo e macio de se ouvir. Pra cada música uma intérprete com parte do Instituto e da Nação Zumbi.
Vamos aos internacionais.
1 - Paper Planes
M.I.A.
2 - Viva la Vida
Coldplay
3 - Human
The Killers
4 - Machine Gun
Portishead
5 - Never Miss a Beat
Kaiser Chiefs
6 - Mercy
Duffy
7 - Pork & Beans
Weezer
8 - I Kissed a Girl
Katy Perry
9 - Time to Pretend
MGMT
10 - The Shock of Lightning
Oasis
As outras AQUI.
A lista está ótima também, mas M.I.A., pra pista é infalível, mas não tenho uma opinião formada sobre a moça.
O Coldplay lançou dos mais interessantes do ano, mereceram estar na lista, não sei se em segundo. E essa música é a mais animadinha, porém tem uma letra que não me agrada muito. O Killers demorou mas soltou o melhor álbum deles até agora, o que não aconteceu com o Oasis, décimo da lista, que fez apenas mais um do Oasis. As músicas escolhidas foram as melhores de cada álbum.
Concordo que Portishead e Weezer estejam nas listas de melhores com essas músicas, pra este que vos bloga, as melhores do ano, poderiam estar em primeiro e segundo, respectivamente. Não concordo com a Kate Perry, com sua irritante I Kissed a Girl, que não gosto, mas... Reconheço o poder dessa música para o pop e em como ela é pop. Só por isso pode estar nas melhores, entre as dez melhores.
E os cds internacionais de 2008.
1 - TV On the Radio(acima, imagem da direita)
Dear Science
2 - Beck
Modern Guilt
3 - Portishead
Third
4 - Cat Power
Jukebox
5 - MGMT
Oracular Spetacular
6 - Al Green
Lay It Down
7 - The Raconteurs
Consolers of the Lonely
8 - Coldplay
Viva la Vida or Death and All His Friends
9 - R.E.M.
Acelerate
10 - The Killers
Day & Age
As últimas outras AQUI.
Algumas mudanças de novo, em relação a lista de músicas. O TV On The Radio estar no topo era mais que esperado, depois que todos os críticos assim o fizeram, mas nem gosto tanto assim desse álbum bacana dos caras, poderia estar entre os melhores do ano, mas depois de outros, talvez abaixo dos 20 melhores.
Desses os melhores foram Beck e Portishead e REM. Essa podia ser uma boa trinca de primeiros, respectivamente.
Sem mais comentários. Vale lembrar que essas listas e outras coisas estão na revista que tem Britney Spears na capa! Agora é ler e ouvir pra poder opinar!



0 comentários: