Entrevista Tata Equipe Psicopatas

4
13:00

Eles são os responsáveis por legendar Lost, uma das séries de maior audiência no mundo, a partir da hora que o episódio acaba nos EUA. A legenda é feita e logo em seguida disponibilizada gratuitamente na internet. Essas legendas são as responsáveis por manter milhares de fãs de Lost assistindo a série.

Estou falando da Equipe Psicopatas. Sem eles, muita gente teria que esperar Lost chegar ao Brasil na tv a cabo(meses depois do episódio ser exibido nos EUA) ou mesmo na tv aberta(um ano depois de ir ao ar nos EUA). Com eles, algumas horas depois que a série foi ao ar nos EUA as legendas ficam disponíveis para download, e com bastante qualidade.

Hoje mesmo, é dia de Lost. Dia que a Equipe Psicopatas se reúne de novo para produzir as legendas do episódio chamando Namastê. Mas antes do episódio você lê aqui no highpop uma entrevista com a Tata, uma das integrantes da Equipe Psicopatas. Lá em cima uma foto deles, a Tata ali na fila de cima. Só um adendo, a Tata pede pra dizer que na última linha estão amigos da comunidade, não necessariamente produtores das legendas.

highpop_Como surgiu a Equipe Psicopatas? Por que esse nome?
tata_Criada em 30 de outubro de 2006 em meio a uma conturbada cena de legendas, a equipe Psicopatas surgiu com o intuito de fazer legendas para o seriado Dexter, outrora feitas pela antiga equipe LostBrasil, que fora impedida de publicar suas legendas pela ADEPI (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual). Idealizada por um grupo de entusiastas do seriado Dexter, na comunidade Dexter Brasil do orkut, a equipe surgiu com o intuito de legendar a série, já que a mesma ficara órfã de tradução. Cada usuário entrou com o que pôde: um com o conhecimento em inglês, outro com o nome para a equipe, outro com o conhecimento das ferramentas. E no dia 01/11/2006 era lançada a primeira legenda do grupo para o 5º episódio da série. Com o grande reconhecimento do público a equipe não parou por aí, assumindo as legendas de mais três séries: Prison Break e o maior hit de todos os tempos, Lost. Mais tarde, com o afastamento temporário de um grande legender responsável pela série My Name Is Earl, a equipe assumiu temporariamente, também, esta excelente série de comédia. Então o nome da Equipe, é uma referência direta a primeira série que traduzimos, Dexter.

highpop_ Como vocês se sentem com seus nomes aparecendo em meio aos downloads de Lost, tornando vocês conhecidos em meio ao fãs da série?
tata_ Não temos vaidade por nossos "nomes" aparecerem na legenda pq a grande maioria que assiste não quer saber quem faz e sim quer a legenda pronta o mais rápido possível.

highpop_O que vocês acham de Lost e o quanto gostam da série?
tata_Lost é um fenômeno de popularidade e downloads. Não existe como fechar os olhos para o imenso sucesso da série. O apelo dos mistérios da ilha é um vício, encatamento, uma magia, uma hipnose. Todos que acompanham a série aguardam com ansiedade as respostas para tantas perguntas que tem sido feitas ao longo dessas últimas temporadas. Gostamos de Lost a ponto de abandonar o sono uma vez por semana e ficarmos na 5ª feira como zumbis. Por termos um bom conhecimento do idioma americano, por gostarmos da série e por termos consciência do que Lost representa para milhares de fãs brasileiros, é para nós um prazer, uma honra e um privilégio ajudar e fazer parte do processo até que o fã da série termine de assistir cada episódio. Acho que isso responde o quanto gostamos de Lost. =)

highpop_Vocês arrisca algum palpite para o final de Lost?
tata_Não arrisco nenhuma teoria para o final de Lost.

highpop_O que vocês acharam do caso envolvendo a APCM e o site Legendas.TV?
tata_A APCM não possui ferramentas suficientes para parar o movimento de download que existe não só no Brasil, mas como em todo mundo. A revolução digital mudou a forma das pessoas ouvirem música, assistirem filmes, séries e até mesmo de se relacionar.
O Legendas.tv é um ponto de encontro e uma referência para milhares de pessoas. Se ele, por algum motivo extraordinário, deixar de existir, as pessoas continuarão se encontrando e fazendo suas legendas em outro lugar.

highpop_Vocês podem dizer quem são, de onde fazem as legendas, o que fazem por aí?
tata_Por motivos óbvios, ninguém dos Psicos ou da administração do site querem se expor.
Mas entre os integrantes da Equipe posso citar que a faixa de idade varia entre 15 até 50 anos. Desde estudantes, até tradutores profissionais, físicos, biólogos, médicos, advogados formados.
Temos mão de obra espalhada por todo o Brasil: Curitiba, São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belém...

***
Para finalizar mais esse post-entrevista, em nome de todos os fãs de Lost, me incluindo como um, agradecemos todos os integrantes da Equipe Psicopatas pelo trabalho que faz tanta gente ser feliz uma vez por semana.

Além disso, que fique bem claro que a produção de legendas de seriados deve ser feita exclusivamente para uso doméstico, ou seja, nada de lucrar com o material encontrado na internet. Vale assistir em casa e no máximo gravar em dvd pra assistir em casa na sala, só isso.

Para mais sobre Lost AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

4 comentários:

  1. ótima entrevista e muito obrigado a equipe psicopatas pelas ótimas legendas que ajudam até mesmo aqueles que tem domínio do idioma americano =)

    ResponderExcluir
  2. ótima entrevista e muito obrigado a equipe psicopatas pelas ótimas legendas que ajudam até mesmo aqueles que tem domínio do idioma americano =)

    ResponderExcluir
  3. poxa ela falou q tem pessoas q ñ tá nem ai pra quem faz esse trabalho, mas saiba q até rezar eu rezo por vcs ,pra que nada de mal aconteça para q esteja sãos na quinta pra fazer a tradução.
    sou fã.

    ResponderExcluir
  4. poxa ela falou q tem pessoas q ñ tá nem ai pra quem faz esse trabalho, mas saiba q até rezar eu rezo por vcs ,pra que nada de mal aconteça para q esteja sãos na quinta pra fazer a tradução.
    sou fã.

    ResponderExcluir