Este que vos bloga resolveu fazer de hoje o começo do feriado e está descansando.
Volto amanhã.
Conheça as diretrizes para a realização da mudança editorial:
1. Organizar a pauta selecionando mais os assuntos e priorizando as abordagens exclusivas dos fatos de relevo. Buscar o furo como prioridade máxima. Ter um planejamento de médio e longo prazo para desenvolvimento de pautas mais abrangentes;
2. Na produção, cuidar para ampliar o número de fontes, buscar o contraditório e sempre entender o contexto e os interesses que cercam a notícia. Não hesitar em pautar histórias que revigorem o prazer da leitura;
3. Na elaboração dos textos, trabalhar com concisão e didatismo. Observar a necessidade de a redação ter:
a) frases e parágrafos curtos (máximo de 10 linhas justificadas),
b) uso de aspas apenas quando houver relevância ou quando declaração for curiosa;
c) emprego de números e cifras com mais critério, lembrando sempre de relacionar a parte e o todo,
d) preocupação com as nuances, os matizes de argumentos e fatos, fazendo relatos com fidelidade, sem tentar enquadrá-los em categorias preconcebidas,
e) a memória do caso e suas inter-relações,
f) narração clara e fácil, evitando jargões;
g) conexão com a vida prática dos leitores;
4. Na edição, ter a preocupação de oferecer um produto mais compacto e integrado, sem reduzir espaço reservado a artes e fotos. É necessário reforçar a hierarquia nas páginas. Ajuste gráfico em curso auxiliará nessa tarefa. É preciso dar visibilidade ao “outro lado” e usar com mais frequência recursos como:
a) “análise”,
b) “perguntas e respostas” / “para entender o caso”,
c) “quem ganha e quem perde”,
d) “saiba mais”,
e) “e eu com isso?”.
Depois de tanta atenção o ator Ashton Kutcher conseguiu o que queria, ter um milhão de seguidores antes da CNN. Como retribuição ele iria doar cem mil dólares para a luta contra a malária e tocar a campainha da casa de Ted Burner, o fundador da CNN.
Como noticiou a Folha Online a primeira promessa foi cumprida, o cara doou os 100 mil dólares para a campanha contra a malária, de acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
O dinheiro será usado para comprar mosquiteiros com inseticida, até agora o meio mais efetivo para o tratamento da doença.
Fica faltando ele tocar a campainha do Ted Burner, se acontecer eu blogo aqui, claro.
Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário 2009, um dia de ação da internet parte do Dia Global do Voluntariado Jovem. É o segundo ano que acontece a ação e o objetivo do movimento desse ano é a propagação de informações para as pessoas que conhecem pouco ou nada da internet.
Quanto mais colaboração entre as pessoas para a maior difusão dos conhecimentos referentes a formas de usar a internet, cada vez mais pessoas poderão ter acesso e saber usar das infinitas ferramentas disponíveis, que facilitam a vida, e busca e troca de conhecimentos.
A ideia desse post é tentar explicar alguns termos usados na internet e algumas de suas ferramentas. Parece ser simples para alguns, mas tem gente que não sabe o que significa banda larga, browser ou mesmo download. E esse post pode servir para as pessoas aprenderem informações como essas.
O post vai ser dividido em duas partes, cada parte com dez termos comuns da internet.
Baixar: significa o mesmo que download. Muitas pessoas falam que estão baixando um arquivo, ou fazendo o download de um arquivo, é a mesma coisa. O download ou a ação de baixar significa que a pessoa está transferindo informações da internet para o computador. É como se os dados da informação, um cd, uma imagem, um filme, existissem virtualmente em algum lugar.
Essa informação fica disponível para download em algum site, como os armários virtuais(megaupload, 4shared, rapidshare) ou em outras formas de compartilhamento de arquivo, como o torrent. Os usuários clicam no arquivo que deseja baixar e esses dados passam do servidor para o computador da pessoa. Dessa forma que se baixa, de maneira fácil e rápida, filmes, cds, livros e uma infidade de outras informações.
Browser: o mesmo que navegador, é o programa utilizado para entrar na internet. Nesse momento eu estou usando o Firefox para postar aqui no blog e você pode estar usando o Ópera, o Firefox, o Internet Explorer, o Chrome ou qualquer um desses.
Banda Larga: é um tipo de conexão com a internet, muito mais rápida que a internet discada. A internet discada é usada a partir de uma linha telefônica, enquanto a banda larga é usada a partir de cabos e conexões específicas, o que faz com que a velocidade da troca de informações seja muito mais rápida.
E-mail: é o correio eletrônico. O email é como se fosse uma carta,uma correspondência, mas virtual. Através do email você pode passar as mais diversas informações e ainda anexar arquivos, que podem ser baixados pela pessoa que recebe a mensagem.
Emoticons: são as carinhas de símbolos usados na internet para expressar sentimentos como felicidade, tristeza, amor, ódio, entre outros. São muito usadas em conversas como no MSN.
GIF: um formato de imagens utilizada muitas vezes em desenhos. Um gif é uma imagem animado.
Hiperlink: é uma ligação entre duas páginas na internet. Com um hyperlink você pode sair de um site e ir para outro, com apenas um clique, sem precisar digitar o endereço na barra de endereços de seu browser. Aqui no highpop os links são as palavras em destaque na cor azul.
Intranet: sistema de internet interno de empresas, restrito para funcionários. Nem todas as empresas tem intranet, mas as que tem usam de sistemas especiais para troca de informações em locais e endereços específicos da intranet da empresa, normalmente as informações da intranet não saem de dentro da empresa.
JPEG: outra extensão para formatos de imagens, comum em fotos que aparecem na internet, essas imagens são compactadas para que seu tamanho fique menor e assim fique mais fácil para as pessoas abrirem as páginas com imagens.
MP3: é um formato para as músicas. O mp3 é menor, fácil de se compactar e de se transmitir de um computador para outro. O mp3 é uma das maiores revoluções que a tecnologia trouxe para a música. As pessoas podem armazenar e ouvir seus mp3s nos computadores, nos tocadores de mp3, como iPods, celulares, entre outros.
Spam: é uma informação indesejada na internet enviada via internet. Spams são enviados para as pessoas muitas vezes para passar informações indesejadas, como promoções não solicitadas ou mesmo um vírus. Assim a pessoa pode ser invadir o computador alheio ou a outra pessoa pode saber, mesmo sem querer a respeito de alguma promoção ou outro tipo de informação.
No caso do musaranho-arborícola, o néctar é uma forma de atrair animais capazes de dispersar o pólen da planta (tanto que a produção de frutos do vegetal cai pela metade quando não existem pequenos animais circulando pelas flores). No caso de inúmeros outros mamíferos, principalmente macacos e afins, o álcool não está presente no néctar, mas nas frutas de muitas plantas.
(...)
A troca de favores, mais uma vez, torna-se clara: a planta providencia uma polpa suculenta e com leve teor etílico (quase um licor, digamos) e o mamífero faz a gentileza de dispersar as sementes depois de comer a fruta, ainda por cima dando uma “gorjeta” de esterco ao vegetal-garçom quando defeca as sementes.
(...)
Cerca de 10% das enzimas do fígado humano servem para produzir energia a partir de álcool. É bem possível, portanto, que a nossa linhagem tenha adquirido o gosto por uma bebidinha usando o álcool como um importante recurso alimentar adicional quando nossos ancestrais devoravam frutas. Os efeitos psicoativos podem ter funcionado como uma atração a mais, gerando, em última instância, o interesse quase universal dos seres humanos pela água que passarinho não bebe".
Sabe que um mal do Brasil é que parte do dinheiro das instâncias públicas se perde por aí. E isso acontece em muitos lugares, muitas instituições. Mas tudo fica guardado debaixo dos panos, do tapete, a troco de um favor, de uma outra graninha...
Às vezes uma coisa ou outra estoura na mídia, aí rola um espanto. O estouro de hoje vai pesar na conta do governo do presidente e na reeleição do PT em 2010, com certeza. É que descobriram donos de carros novos e alguns que até já tinham curso superior com bolsas so ProUni, o Programa Universidade para Todos.
De acordo com as regras do programa as bolsas oferecidas em faculdades particulares são para alunos de baixa renda, que ainda não tenham cursado ensino superior. A ideia é que assim quem não tenha condições de estar numa universidade possa ter a chance de ter um curso superior.
O programa é polêmico, quando de seu lançamento levantou discussões como a de que seria ideal melhorar o ensino das escolas públicas e aumentar o número de vagas nas universidades públicas em vez de ceder espaço para cursos de faculdade particulares.
Mesmo com tais discussões ele começou a funcionar e possibilitou a universidade para muitas pessoas que não tem condições de ter um estudo adequado para entrar nas universidades públicas. Além disso, o programa começou a mostrar alguns resultados, com alunos saindo das faculdades já com emprego, como noticiou o Noblat.
Mas... encontraram o jogo no meio do trigo e aí descobriram pessoas usando carros de luxo que custam mais de 90 mil reais, como noticiou o G1. O que fazer num caso desses? É ótimo pensar que tem gente estudando, mesmo não sendo nas melhores universidades... Mas e essas pessoas abusando da boa vontade e sujando a imagem do programa, o que pensar disso tudo?
Pior, o que pensar do que pode acontecer em todas as outras instituições brasileiras?
Tanta gente e tão grande país é muito mais que apenas números e dados. Somos um dos países mais ambíguos do mundo.
Temos uma sociedade multirracial, linda, cheia de energia, potencialidade; tudo para ser o melhor povo do mundo num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza.
Mesmo assim temos sérios problemas sociais para serem resolvidos, num país que ainda conta com analfabetos, com uma das maiores desigualdades sociais do mundo e mais montes de problemas.
No dia do descobrimento do Brasil o mínimo que temos a fazer é pensar e relembrar esses dados de nosso país.
0 comentários: