O nome da gripe suina

0
08:14
Acabei de ver uma entrevista com o assessor de imprensa da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), que eu esqueci o nome(ok, deveria ter marcado, já que queria fazer um post, desculpa a falha, assim que possível coloco aqui). A associação pede para a OMS mudar o nome da doença para gripe norte-americana.

Os produtores temem que a doença diminua o consumo de carne suína no Brasil e no mundo, já que com esse nome as pessoas associam a doença ao consumo de carne de porco, como acontecia com a gripe do frango. Entretanto, a transmissão da gripe suína acontece entre humanos, o consumo de carne de porco não está prejudicado. Vale lembrar que carne de porco cozida a 72ºC mata todos os vírus e bactérias e propicia o consumo da carne normalmente.

O assessor, destaca que só no Brasil um milhão de pessoas estão por trás da produção de carne de porco e que a produção de carne de porco no Brasil é feita com estremo cuidado e higienização.

Notícia em O Globo destaca ofício da ABIPECS enviado esta manhã para a direção geral da OMS pedindo mudanças no nome da chamada gripe suína, destacando a produção de carne de porco em todo o mundo. O ofício pede a mudança do nome para gripe mexicana, já que a gripe surgiu no México, assim como aconteceu com a gripe espanhola.

Lendo tudo isso duas coisas são certas, aconteça o que acontecer o consumo de carne de porco vai diminuir e a gripe não vai mudar de nome. Pode até mudar, mas todo mundo vai saber que se trata da gripe suína.

*Tenho a impressão de que este blog vai se tornar o "blog da gripe suína", para os próximos dias. Aliás, será que ninguém pensou em fazer um blog só para colocar as notícias da gripe suína?

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: