DVD do Pato Fu
0
A música vem, como tudo, se transformando, em tempos de novas tecnologias e de fácil acesso a internet. Os músicos podem produzir música de maneira mais fácil e os consumidores de música podem ter acesso a essa música cada vez mais, nas mais diversas formas e plataformas.
Para a indústria da música a parte dos consumidores de música poderem ter acesso a cada vez mais música é que é o problema. Afinal, já foi o tempo que para ouvir um cd era preciso gastar 20 ou 30 reais. Hoje em dia, em vinte ou trinta minutos é possível ter em seu computador muito mais que um único cd de uma banda, ou de várias bandas.
Aos artistas cabe usar das novas tecnologias e jeitos de consumir música. Essa semana no Brasil a banda mineira Pato Fu lançou um DVD inteiro na internet. É como o conteúdo de um DVD de banda, como qualquer outro, daqueles que vem com imagens da estrada, clipes, trechos de shows, com duas horas e meia de material. Mas o conteúdo está disponível na internet, ao alcance de um clique.
Quem quiser pode comprar o DVD, por quinze reais mais o preço do frete. Mas não espere nada sofisticado (ou como eu mesmo diria: "cheio de frescuras"), como disse John para o Portal MTV: "não será aquele DVD com encarte bonitinho, sempre pensamos nele para a internet. A tiragem é mínima, fizemos para a nossa lojinha do site e para a imprensa". A lojinha é a que acompanha o Pato Fu nos shows da banda.
Em nota oficial para a imprensa o Pato Fu explica que a banda "acreditou que colocar o material diretamente na rede faz mais sentido nos dias de hoje e também combina com o conteúdo dos clipes, filmes e documentários. Mais do “faça você mesmo” que vem norteando a banda já há algum tempo, pois muito daquilo que se vê foi registrado e editado pelos próprios integrantes”.
Faz todo sentido. É um belo exemplo de música boa com ideias sofisticadas e que faz sentido com os tempos de hoje, com o agora.
Para conferir o DVD "Extra Extra" é só entrar por aqui. Se quiser ainda pode ir ao site oficial e My Space deles. A caricatura bacana deles é daqui.
0 comentários: