Feriado
0
Hoje é feriado em todo o estado de São Paulo. Como ninguém sabe porque é feriado vale sempre a pena repetir a história do feriado, nem que seja repetida mil vezes todos os anos por todos os veículos. Sabe que depois de muita insistência as pessoas aprendem e aprender do que se trata o feriado é o mínimo pra saber um pouco sobre a história do seu país e consequentemente da sua história.
Vamos lá.
Durante a república Velha um acordo feito entre mineiros e paulistas fez com que o Brasil passasse por um período conhecido como República do Café com Leite. Era a fase em que os presidentes do Brasil eram escolhidos entre os dois estados a partir de um revezamento, um mandato era de São Paulo e outro era de Minas Gerais.
Em 1929 o estado de São Paulo tentou colocar no poder um presidente paulista depois de outro presidente paulista, rompendo com o revezamento. Em 1930 os mineiros, com apoio da Paraíba e Rio Grande do Sul, colocaram no poder Getúlio Vargas, fechando com a República Velha e a fase da República do Café com Leite.
Em 1932 os paulistas promoveram a chamada Revolução de 1932, um movimento armado que aconteceu entre julho e outubro daquele ano para derrubar o governo de Getúlio e instituir um regime constitucional. A revolução é chamada inclusive de Revolulção Constitucionalista de 32, Revolução de 32 ou Guerra Paulista. É feriado hoje porque o dia 9 de julho marca o início de 87 dias de combate.
Ontem saiu o livro "Revolução Constitucionalista de 1932 em quadrinhos", contando a história da revolução em quadrinhos, como o nome do livro diz, né? Uma boa ideia pra quem gosta de aprender um pouco de história de maneira mais descontraída e diferente de ficar lendo livros e livros por aí, que pra muita gente tem um aspecto chato e enfadonho.
Detalhe que o livro, que custa 32 reais, conta sobre o movimento em 32 páginas(capa lá em cima, propaganda feita de graça, vale constar).
0 comentários: