A repercussão da ditabranda da Folha

0
06:34

Eu falei aqui há uns dias da ditabranda da Folha de S. Paulo. Pra quem não sabe ditabranda foi o termo usado pela Folha de S. Paulo para se referir a ditadura militar brasileira(1964-85) em editorial publicado dia 17 de fevereiro de 2009. O termo pareceu significar o esquecimento das atrocidades cometidas durante o governo militar brasileiro, ao chamar de branda uma ditadura "tão dura" como a brasileira.

Uma manifestação contra a Folha de S. Paulo foi organizada e aconteceu no sábado passado. Cerca de 300 pessoas se reuniram em frente ao jornal para protestar. A mídia nem noticiou nem nada. Mas a Folha ouviu um pouco o que as pessoas tinham a dizer contra e respondeu em outro editorial.

Domingo, dia 8 de março, o diretor da redação da Folha, Otávio Frias Filho assumiu o erro do jornal ao usar desse termo: "O uso da expressão 'ditabranda' em editorial de 17/02 passado foi um erro. O termo tem uma conotação leviana que não se presta à gravidade do assunto. Todas as ditaduras são igualmente abomináveis".

É o mínimo que poderiam ter feito, depois de se referir de forma tão errônea a ditadura. Sem contar que a ditadura ainda é uma coisa ainda meio mal contada no Brasil, por isso precisa se ter muito cuidado quando se trata de falar de ditadura brasileira por aí.

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: