Qualidade e quantidade no twitter e o caso @twittess

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Sabe a @twittess? Ela se chama Tessalia e é uma menina que ficou famosa por ser uma das mais seguidas na twittosfera brasileira. De uma hora pra outra ela resolveu se apoderar da ferramenta pra ser conhecida no Brasil, ser formadora de opinião.

Este fim de semana Tessalia teve uma surpresa, perdeu todos seus seguidores no twitter, caiu num conto de um vírus, teve sua conta invadida.

A twittosfera entrou em parafuso e começou a discutir sobre o assunto. Um postno blog Um Passarinho a Frente, o "Twittess? Twittless! Crônica sobre a relevância nas mídias sociais" resolveu discutir o fenômeno @twittess e falar sobre a importância e relevância dada às pessoas para o twitter dela e para as mídias sociais.

Trechos aqui:

"Tessália Serighelli, mais conhecida por @twittess, vem dando entrevistas a blogs, sites, jornais e, mais recentemente, a Playboy. O assunto? Twitter. O motivo? Ela possuía mais de 34.000 seguidores. Sim, possuía, no passado. Ontem sua conta foi roubada e resetada. Em mais de 24 horas ela recuperou apenas 106 de seus seguidores. E algumas pessoas estão rindo muito com isso.

(...)

Sivirino tem um Twitter e ele é seguido por Bill Gates, Bill Clinton, Obama e Steve Jobs. Ele tem apenas 4 seguidores mas, por ser uma pessoa séria, respeitada e RELEVANTE para esses seguidores ele tem a possibilidade de influenciar alguns dos homens mais poderosos do mundo. Sivirino certamente é muito mais relevante que Danilo Genitili que é seguido por mais de 60.000 pessoas.

Observem que não estou fazendo pouco da capacidade de replicação de mensagem de Danilo, isso ele tem. Cada twittada dele deve ser lida por no mínimo 20 mil pessoas que, de certa forma, o admiram e acreditam que sua opinião tenha um mínimo de importância.

O que defendo aqui é que as agências de propaganda vão precisar de muito mais que analisar simplesmente o número de seguidores de um perfil no Twitter para decidir pela inclusão dele em uma campanha. Os mídias vão ter que fazer o trabalho de casa de forma séria. Verificar quem segue aquele perfil, e quem segue esses outros perfis. Vão ter que buscar um histórico da pessoa por trás, estudar de verdade, exatamente como fazem – ou deviam fazer – com as mídias convencionais."

Bom, este que vos bloga, humildemente quer acrescentar à discussão, pra quem por acaso passar por aqui.

Em muitas situações da vida o que importa é qualidade, mas tem gente por aí que insiste em achar que o que importa é quantidade. Vamos a duas analogias bem diferentes.

Comida, todo mundo tem aquele momento na vida de achar que o que importa mesmo é comer muito, sendo que o melhor pra saúde de todos é comer com moderação e com qualidade, do melhor possível.

Televisão, tem gente que acha que um programa de TV tem que dar IBOPE pra ter valor. Mas e se compararmos a qualidade da programação da TV Cultura e da TV Globo, o que me diz? Qual tem mais qualidade e qual tem mais quantidade?

Nas redes sociais pra muita gente a coisa funciona assim. Quem é descolado twitta bastante? E quem twitta bastante acaba ganhando mais seguidores, assim, mais "amigos" e assim o cara é mais legal. Vou mais além, assim o cara sabe usar melhor das redes sociais, afinal, se não fosse interessante não teria tantos seguidores, não é mesmo? Será mesmo que a lógica é essa?

Acho que não é bem por aí e para saber o quanto a pessoa é interessante ou saber usar das redes sociais é preciso ir além do twitter, como mesmo está no "Um passinho a frente", estudando um histórico da pessoa. Essa é a minha humilde opinião...

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