Tetris faz 25 anos hoje

0
16:44



Quem nunca jogou tetris na vida?

Aquele joguinho que as peças vão caindo e você tem que agrupá-las para elas irem sumindo aos poucos. E as peças tem as mais diversas formas que sempre se encaixam...

O jogo é um dos mais bobos que já inventaram. Não exige exatamente nada do jogador, não tem estratégia, dificuldade especial, fases, nada. No máximo o jogo fica um pouco mais rápido em alguns momentos, nada mais que isso.

A ideia foi de um russo maluco, Alexey Pajitnov, que o criou na Academia de Ciência de Moscou durante a guerra fria. Mas só foi lançado comercialmente no dia 6 de junho de 1984. Até hoje vendeu 125 milhões de cópias. Isso sem contar a pirataria e as versões online pela internet.

Versões de tetris online aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Nada melhor que jogar o game no dia de seu aniversário, pelo menos uma vez.

Sem contar aquelas versões de tetris em mini game. Quem lembra disso? Pra mim é parte da infância, aqueles tijolos enormes, maiores que celulares velhos, que faziam um barulho muito esquisito. Eram vendidos nos camelos da vida por 10 ou 15 reais mais ou menos e servia para deixar uma criança quieta no canto por horas.

Sobre o jogo o criador Alexey Pajitnov disse certa vez: "O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem”.

O jogo ficou entrou para o Guiness Book como o jogo com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais por aí.

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: